Histórico

O grupo de estudo e pesquisa  HEEMa (História e Epistemologia na Educação Matemática) iniciou suas atividades em agosto de 2008. A constituição deste grupo tem o propósito de discutir e refletir sobre as potencialidades pedagógicas da História da Matemática, investigando as muitas iniciativas de educadores e suas abordagens, tanto na pesquisa em educação matemática, quanto nas práticas docentes.

As primeiras investigações realizadas no grupo, que buscaram aprofundar as reflexões acerca das possíveis articulações entre História da Matemática e ensino, promoveram discussões de natureza epistemológicas, ligadas ao ensino, bem como historiográficas, relacionadas à História da Matemática. A partir dessas discussões, o grupo procurou traçar uma proposta a fim de contribuir para a formação continuada de professores de todos os níveis de ensino (fundamental, médio e superior), buscando aprofundar o diálogo entre historiadores e educadores matemáticos de modo a elaborar propostas a fim de delinear condições para a construção de interfaces entre história e ensino, pautadas em atuais tendências historiográficas.

Desde 2010, o grupo desenvolve suas pesquisas, com encontros mensais no campus Consolação, PUCSP, sob a coordenação do Prof. Dr. Fumikazu Saito (PUCSP) e Marisa da Silva Dias (UNESP). O grupo tem uma proposta interinstitucional, agregando pesquisadores com interesse na temática proposta pelo projeto “Construção de interface entre história da matemática e ensino na perspectiva do lógico-histórico”.

Coordenação:

Prof. Dr. Fumikazu Saito (PUCSP)

É Doutor e Mestre em História da Ciência pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui graduação em Engenharia Elétrica e é bacharel em Filosofia. Atualmente é professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP e do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência da PUC/SP. É pesquisador junto ao Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência (CESIMA-PUC/SP). Editor do periódico eletrônico “História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces”. Tem experiência na área de Filosofia e História da Ciência e da Matemática, História da Ciência e Ensino de Ciência e História da Ciência da Técnica e da Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia natural, magia natural, aparatos e instrumentos científicos, a idéia de experimento e experiência, ciência e matemática no século XVI e XVII. (http://fumikazusaito.com)

Profa. Dra. Marisa da Silva Dias (UNESP-Bauru)

Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007),  mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (1990). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem e formação de professores atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, atividade de ensino, lógica dialética, psicologia histórico-cultural, imagem conceitual, materialismo histórico e dialético. Trabalhou no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na linha história, epistemologia e didática da matemática. Atualmente é assistente doutora no Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>